Cirurgia para Sudorese Excessiva
Hiperidrose Primária (HP) ou essencial é uma condição clínica definida como sudorese excessiva (suor exagerado) que ocorre principalmente nas mãos, nas axilas, nos pés e na face, de forma simétrica, sendo sua etiologia desconhecida.
É um distúrbio crônico acompanhado de constrangimento pessoal, angústia e aflição social, podendo interferir nas atividades diárias e na qualidade de vida dos pacientes.
Tem prevalência relatada de cerca de 0,6% a 1% da população, sendo mais comum em adolescente e adultos jovens, existindo associação familiar em aproximadamente 12,5% a 56,5% dos casos.
Não existe diferença na incidência da HP em ambos os sexos, porém ocorre uma falsa impressão do predomínio entre as mulheres, pois elas procuram o tratamento com maior frequência.
A hiperidrose plantar, pode levar a uma sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Dentre os vários tratamentos, o mais efetivo é a simpatectomia lombar, cirurgia recomendada para diminuir a hiperidrose plantar.
A Cirurgia de Simpatectomia Lombar para Hiperidrose Plantar
A simpatectomia consiste na interrupção cirúrgica de partes específicas do nervo simpático principal, da região lombar junto as vértebras lombares, geralmente realizada para tratamento do suor excessivo dos pés, costas e coxas.
Trata-se de uma cirurgia laparoscópica, de médio porte, feita sob anestesia geral. O nível da cadeia simpática em que a intervenção se dará depende do resultado visado.
A cirurgia tem duração de cerca de duas horas, é realizada com anestesia geral, em ambiente hospitalar e requer internação de no mínimo 24 horas. É recomendado repouso por cerca de uma semana.
Atualmente, a simpatectomia lombar bilateral por laparoscopia (cirurgia minimamente invasiva) é o tratamento de escolha que fornece resultados duradouros (95% de resolução dos sintomas), sendo realizado mediante ressecção da cadeia simpática. Isso foi um progresso para o tratamento da hiperidrose plantar.